10 dicas para escrever um currículo atractivo

O currículo é o primeiro contacto entre si e o empregador. É através deste instrumento que o entrevistador escolhe os candidatos para a entrevista. Por isso, a sua importância evidente: um bom currículo pode ser o passaporte para a parte seguinte de qualquer processo selectivo.
As dicas que apresentamos a seguir referem-se tanto ao conteúdo como a formatação, uma vez que até nos currículos a imagem também é importante.
  1. Seja original: procure modelos de currículos divulgados na Internet ou sites especializados e inspire-se neles, mas sem os copiar. O entrevistador certamente receberá currículos completamente baseados nestes modelos difundidos, pelo que deve diferenciar o seu.
  2. Despenda o tempo necessário: um bom currículo não ficará pronto em dez minutos. Dedique uma parte do dia para realizar esta tarefa. Certamente, será um tempo bem empregado.
  3. Procure informações sobre a empresa para a qual enviará o currículo. Escreva o currículo de acordo com os interesses e o cargo pretendido.
  4. Adicione as informações de contacto essenciais: telefone, telemóvel e correio electrónico devem estar sempre actualizados.
  5. Personalize o currículo: cada currículo deve ser direccionado para o cargo certo. Se procura emprego na área da tradução e também como professor de dança, tenha um currículo específico para cada função.
  6. Seja conciso: adicione ao currículo apenas aquilo que pode ser uma mais-valia para o cargo em questão. Pense que o empregador recebe centenas de currículos para a mesma oferta de emprego e não perderá tempo a tentar encontrar no seu currículo os requisitos relacionados ao trabalho oferecido.
  7. Tenha atenção à gramática e a ortografia e não se esqueça da acentuação e pontuação correctas. Se tiver a oportunidade, entregue o currículo para um amigo ou profissional rever.
  8. Torne-o visualmente atractivo: esteja atento à formatação. Entregue apenas currículos originais (não entregue cópias) e imprima-o sempre com boa qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>