Como evitar SPAM

Spamé o termo utilizado para referir-se aos correios electrónicos não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de destinatários. Quando o spamtem conteúdo exclusivamente comercial, é chamado UCE (Unsolicited Commercial E-mail).
Este tipo de mensagem tem-se tornado actualmente um dos grandes males da Internet. O número de mensagens não solicitadas que recebemos diariamente na nossa caixa de entrada tem aumentado vertiginosamente. O conteúdo abrange vários temas: desde propostas financeiras, publicidade a web sites, propagandas de produtos, etc.
Se não deseja que a sua caixa de entrada esteja sempre repleta de spams, siga as nossas dicas abaixo.
Nunca responda ao spam. Muitas destas mensagens tem estratégias para confirmar a existência de um e-mail. Da mesma forma, não clique em ligações para eliminar o seu e-maildos registos do remetente. Basta um clique para confirmar que o seu endereço realmente existe.
Apague antes de ler. Não entre em ligações que chegam através destas mensagens. Sempre que uma nova mensagem de spamaparecer na sua caixa de entrada a identifique como tal para que da próxima vez esta vá directamente para o local certo.
Não execute aplicações ou abra ficheiros enviados por este tipo de mensagem. Podem conter vírus ou outras aplicações que podem afectar a protecção do seu computador.
Não tema ameaças e não forneça informações pessoais. Se receber um e-mail suspeito do seu banco, por exemplo, contacte esta instituição para confirmar a sua validade.
Não forneça o seu endereço de correio electrónico em salas de bate-papo, programas de mensagens instantâneas, fóruns ou grupos de discussão. Se realmente for necessário, escreva o seu e-mail por extenso. Por exemplo: em vez de escrever “utilizador@portugal.com”, escreva “utilizador arroba portugal ponto com”. Esta acção dificulta que robots encontrem o seu endereço de e-mail.
Ao enviar uma mensagem para vários destinatários, utilize a cópia oculta. Isso evita que pessoas mal-intencionadas roubem a sua lista de contactos e proliferem o envio das tais mensagens não solicitadas.
Por último, crie uma conta diferente para se registar em sites, principalmente, nos sites de procedência duvidosa.
Preze pela sua privacidade e segurança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>