Dicas para compor fotografias

Não basta apenas ter uma câmara fotográfica e conhecer os comandos básicos ou até mesmo ser um utilizador avançado. É necessário saber compor uma fotografia. Veja algumas dicas de como enquadrar de melhor forma uma imagem.
  1. O centro da imagem deve estar definido. Qualquer fotografia deve ter um centro de interesse óbvio e identificado. Mas isso não quer dizer que o objecto deva estar sempre a meio da composição. O que deve fazer é escolher o foco e enquadrá-lo da melhor forma na imagem.
  2. Quebre a regra do terço. Posicione o elemento ao seu gosto independentemente das regras.
  3. Harmonize a composição. Harmonize o fundo, tornando os dois elementos equilibrados de forma a passar uma sensação de limpeza e suavidade. Também deve existir um equilíbrio harmonioso entre as cores da composição da imagem.
  4. Simplicidade. Faça composições simples, com o menor número de elementos possível. Tente, na hora da composição, eliminar os elementos desnecessários ajustando a câmara para capturar ângulos diferentes. Pode usar grandes aberturas para este tipo de efeito. Desta forma, o assunto principal ganha destaque e o fundo fica desfocado, definindo o que realmente tem interesse na foto.
  5. Componha com linhas. As linhas são uma poderosa ajuda na composição criativa. As linhas diagonais dão uma sensação de dinamismo; as horizontais transmitem estabilidade; as convergentes são linhas paralelas que acabam devido ao efeito da distância, convertendo tudo num mesmo ponto.
  6. Tenha atenção às cores. Há dois tipos de cores, as quentes e as frias. As cores têm uma importância determinante na composição. Não se esqueça de ter em conta também o contraste da imagem.
  7. Tente mais uma vez. Na era digital não há desculpas para não tentar várias composições para a mesma paisagem. Mude o ângulo, mude o centro de interesse, imagine sempre uma segunda opção, pelo menos, de composição.
Depois é só escolher a melhor composição e partilhar com os seus amigos e parentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>