Dicas para economizar energia

Em tempos de crise, economizar torna-se obrigatório. Para poupar o ambiente e o seu dinheiro, siga as dicas que seleccionamos a seguir.
Frigorífico
Evite abrir o frigorífico muitas vezes. Sempre que possível retire o que precisa de uma só vez. Mantenha a borracha de vedação em bom estado para assegurar que o ar frio não fuja. Não ponha alimentos quentes ou mornos no seu interior. Instale o seu aparelho fora do alcance dos raios solares e longe do fogão ou outras fontes de calor. Faça sempre o descongelamento quando a camada de gelo atingir 1 centímetro. Regule o termostato de acordo com a estação. Aquando de ausências prolongadas, esvazie-o e desligue-o da tomada.
Televisão
Não deixe a televisão ligada quando não estiver a assistir e evite dormir com este aparelho ligado. Utilize aparelhos mais modernos que consomem menos energia.
Ares condicionados e aquecedores
Tenha um aparelho adequado para o tamanho do ambiente. Feche portas e janelas ao ligar o aparelho para evitar troca de temperatura. Limpe os filtros periodicamente, uma vez que a sujidade dificulta a passagem de ar. Desligue o aparelho sempre que ficar muito tempo ausente do ambiente.
Ferro de engomar
Procure não ligar este aparelho simultaneamente com outros electrodomésticos. Opte por passar a roupa toda junta, por exemplo, uma vez por semana. Não deixe o ferro ligado sem necessidade. Siga as instruções de temperatura para cada tipo de tecido e passe primeiro as roupas que exijam temperaturas mais baixas.
Máquinas de lavar roupa e louça
Use as máquinas de lavar roupa e louça apenas com a carga completa. Limpe com frequência o filtro destes aparelhos e utiliza o programa adequado de acordo com a sujidade.
Iluminação
Use lâmpadas económicas adequadas à cada ambiente. Evite acender as luzes durante o dia, dê preferência a iluminação natural.
Agira desta forma, faz de si uma pessoa responsável: com o seu bolso e com o ambiente! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>