Dicas para estudar em casa

O processo de aprendizagem e-learningimplica distância temporal e local entre o formador e o formando, o que exige muita disciplina e autocontrolo.
Entre as principais vantagens do ensino à distância estão: flexibilidade de tempo e espaço uma vez que o formando pode decidir quando e onde deseja estudar; o ritmo de aprendizagem é uma escolha do próprio formando, que pode ir mais devagar ou mais rápido de acordo com as suas necessidades; a interactividade entre formador e formando é mais facilitada.
Mas, como tudo, também tem as suas desvantagens: os custos do ensino à distância ainda são elevados e a confiança neste tipo de estratégia educacional ainda é bastante reduzida.
No entanto, se pretende estudar a distância, veja as dicas de como tirar mais proveito neste tipo de aprendizagem:
Estabeleça uma rotina: estudar por conta própria exige muito autodomínio. Defina horários fixos e respeite os horários das refeições e do descanso. É muito mais proveitoso fazer uma pausa para descontrair o cérebro e retornar depois mais atento e concentrado, que insistir em estudar horas a fio sem pausa. O sono é importante, pois tem a capacidade de restaurar as sinapses, o elo transmissor entre os neurónios, melhorando, desta forma, o funcionamento do cérebro. O ideal é dormir pelo menos oito horas por dia.
Crie um ambiente adequado a esta actividade: o nosso cérebro é incapaz de se focar em duas coisas ao mesmo tempo, pelo que simplicidade e silêncio são requisitos essenciais na hora dos estudos, ajudando na concentração. Uma boa iluminação também contribui para o manter desperto.
Determine um limite: a cada 50 minutos de estudo consecutivo, a concentração diminui. Por isso, recomenda-se que se faça uma pausa de 10 minutos por hora. Coma alguma coisa, estique os músculos e descanse os olhos. Vai conseguir produzir mais certamente ao retornar.
Crie metas: estabeleça objectivos diários, semanais e/ou mensais. Esta estratégia estimula a motivação.
Divirta-se: uma das consequências do stressé diminuir a actividade dos neurónios. Por isso, relaxe, vá ao cinema, encontre os amigos e mantenha o stress afastado de si. Descontrair renovará as forças e motivação de que precisa nesta jornada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>