Dicas para manter a casa organizada

Manter a casa organizada não é uma tarefa fácil. A pensar na sua saúde e conforto, separamos algumas dicas de como manter a casa melhor organizada.
Ao menos uma vez por ano faça uma limpeza completa. Arrume todos os armários da casa e separe em caixas tudo o que já não tem utilidade ou que não seja necessário. Rotule as caixas como lixo e doação e, no fim, direccione-as ao destino certo. Verá quantas coisas inúteis estão a ocupar o espaço que pode utilizar para optimizar a organização.
Utilize caixas para organizartodas as suas coisas: remédios, material de escritório, jóias/bijuterias, vernizes, maquiagem. Rotule as caixas que preferencialmente devem ser de cores diferentes. Assim, quando precisar de algo será muito mais fácil de encontrar sem perder tempo. Se tiver de guardar várias caixas no mesmo local, disponha as que utiliza com mais frequência no local mais acessível.
Quando chegar em casa, evite deixar tudo fora do lugar. Coloque a carteira no sítio apropriado, o casaco no bengaleiro, as chaves no local próprio. Ao tirar as roupas, dobre-as e guarde-as ou coloque-as no cesto de roupa suja. Guarde os sapatos na sapateira.
Na cozinha, guarde os potes e panelas com as respectivas tampas. Desta forma, evita procurar os pares quando precisar. Esta estratégia pode não economizar espaço, mas certamente poupará tempo e oferecerá mais praticidade. Já a casa de banho não deve estar sobrelotada. Evite deixar itens soltos em cima da banca.
Ponha em prática a seguinte regra: ao tirar algo do lugar, depois de usar, guarde-o no sítio certo. Agir desta forma contribuirá para que a sua casa fique organizada por mais tempo. Não terá mais problema para encontrar o que precisa e tornará a casa muito mais agradável para quem entrar ou viver nela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>