Dicas para tirar melhor proveito dos estudos


1 – Ter um objectivo: estabelecer metas é importante para manter a motivação. Se está a fazer uma graduação pense no futuro que terá depois de se formar. Se por outro lado está a investir na aprendizagem de um idioma, pense em quantas portas serão abertas para si no fim desta empreitada.

2 – Ser organizado: escolha a melhor forma de estudar. Tenha uma agenda ou use um software para planear a semana, o mês ou o semestre. Marque tudo o que for importante, testes, entrega de trabalhos e defina o alerta ou monitorize a lista alguns dias antes. Assim terá tempo de estudar ou fazer qualquer trabalho sem ser apanhado de surpresa.

3 – Criar uma rotina: verifique a que horas consegue ter maior rendimento nos estudos. Pode ser pela manhã quando a cabeça está descansada ou a noite quando a sua casa está em silêncio.

4 – Habitue-se a fazer resumos e esquemas: sublinhe as partes importantes, resuma da forma como entender melhor e crie esquemas. Isto ajudará quando precisar de lembrar-se de algo repentinamente.

5 – Não tenha medo de falhar: não conseguir cumprir com um objectivo uma vez ou outra é absolutamente normal. Aproveite a oportunidade para corrigir o erro e aprender.

6 – Não poupe esforços: para que o estudo renda é preciso se esforçar. Estudar não é tarefa fácil, dá trabalho e muitas vezes estudamos por obrigação o que também não ajuda na hora da motivação. Mantenha o foco no objectivo para ter ideia de que tanto esforço não será em vão.

7 – Pratique o autoconhecimento: ninguém é bom em tudo e o tempo todo. Conhecer os seus pontos fortes ajuda a superar fracassos e a não desistir.

Não se esqueça de reservar um tempo livre para fazer o que gosta, descansar e repor as energias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>