Escolha o tapete certo

Para além do seu efeito decorativo, os tapetes também tem algumas funcionalidades: manter o chão aquecido, principalmente no inverno, não permitir que os móveis, como as mesas e cadeiras da sala de jantar, sejam arrastados directamente no chão, o que para além de provocar um ruído desagradável, também pode, dependendo do tipo de material da superfície, causar arranhões no chão.
Há no mercado vários tipos e modelos de tapetes: desde os artesanais passando pelos industrializados, de material, tamanho, formato, cor e texturas diferentes.
Este guia o vai ajudar a escolher o melhor tipo de tapete para a sua casa.
  1. O tapete deve ser o último elemento de decoração a ser escolhido. É este elemento que deve combinar com toda a decoração e não o contrário.
  2. Numa sala simples, para dar alguma sofisticação escolha um tapete numa cor forte com desenhos ou texturas extravagantes.
  3. Para a sala de jantar, escolha um tapete sem pêlos e que seja fácil de lavar e secar. Isso evita acúmulo de alimentos e, em casos de incidentes, é muito mais fácil de limpar.
  4. Pode combinar mais de um tapete na mesma divisão. Mas atenção, se um dos tapetes tiver estampa, os outros devem ser lisos.
  5. Os tapetes de pelo são óptimas opções para salas de estar e de cinema; nas casas de banho, utilize tapetes com fita antiderrapantes por baixo.
  6. Tapetes em tons escuros exigem decoração em tons suaves. Caso contrário, o ambiente fica com um ar pesado.
  7. Os tapetes combinam com qualquer tipo de piso. Apenas não se conjugam bem quando o piso é alcatifado
  8. Se tem crianças ou animais em casa, então opte por tapetes em tons escuros. É mais fácil de disfarçar sujidade.
  9. Os tapetes com tratamento contra ácaros ou de fibra sintética são recomendados para pessoas que sofrem de alergias.
  10. O tapete, na sala de estar, deve ficar sempre com as pontas em baixo do sofá e com uma parte do piso á mostra, de forma a parecer uma moldura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>