Os benefícios do exercício físico

O exercício físico faz bem para a alma.”
O organismo do ser humano não está habituado ao sedentarismo o que torna impossível habituar-se a falta de exercício físico. De acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde, os exercícios físicos são uma actividade aliada à saúde. Segundo estáticas elaboradas por esta organização, perto de dois milhões de mortes por ano são causadas pelo sedentarismo.
A vida sedentária está associada a doenças como: obesidade, perda de massa muscular, cansaço, baixa resistência orgânica, dores nas articulações e dores musculares, hipertensão, doenças cardíacas e outras doenças psicossomáticas,stress e a síndrome metabólica. Veja alguns benefícios que pode usufruir com a prática regular de exercícios físicos:
Saúde física:
Colesterol: a prática do exercício físico ajuda a diminuir o mau colesterol e os triglicerídeos e aumenta a quantidade de colesterol benéfico.
Pressão sanguínea: a pressão arterial é reduzida com os exercícios físicos.
Aumento da eficiência pulmonar e cardíaca: a actividade física aumenta o condicionamento cardiorrespiratório e fortalece o coração.
Peso: os exercícios queimam calorias e ajudam a reduzir e manter o peso.
Ossos: fortalece os ossos. Pessoas que permanecem fisicamente activas em idades mais avançadas reduzem a possibilidade de sofrer de osteoporose.
Pele: como esta actividade o fluxo sanguíneo periférico, ou seja, na pele aumenta, tornando-a mais saudável e resistente ao sol.
Saúde mental:
Optimismo: pessoas que praticam actividades físicas têm pensamentos mais positivos sobre a sua saúde, o seu trabalho e reagem melhor a factores de stress quando comparadas as pessoas sedentárias.
Auto-estima:o exercício físico melhora a imagem e ajuda-o a ter uma ideia melhor de si mesmo.
Ansiedade: favorece a redução dos níveis de ansiedade e minimiza as depressões leves ou moderadas.
Para além de tudo isso, a prática regular de exercício físico retarda a velocidade de envelhecimento mantendo-o activo tanto física como psicologicamente por mais tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>