Vá além do Google

Certamente já utilizou a ferramenta de pesquisa mais utilizada na Internet. Mas será que sabe tirar proveito de todas as funcionalidades que oferece? Abaixo, compilamos uma série de dicas de como usar melhor este motor de pesquisa, apresentando algumas ferramentas e filtros de pesquisa para que usufrua o máximo.
O Google disponibiliza um recurso que armazena quase todas as páginas encontradas pelo Googlebot, permitindo que o seu conteúdo seja acedido mesmo quando a página original não está no ar. Para utilizar este serviço, no campo de pesquisa escreva “cache:” seguido do endereço URL que pretende visualizar (por ex., “cache:www.portugal.pt”). A página é apresentada, assim como informações sobre a data e hora em que foi guardada nos servidores do Google.
Este motor de pesquisa também funciona como calculadora. Experimente digitar uma operação qualquer (por ex., 2+9) no campo de procura da página e clique em pesquisar. O resultado aparece em destaque na página.
Também é possível no Google obter definições de palavras ou expressões. Basta, antes do termo que deseja procurar, escrever “define:” (por ex., “define:portugal”).
O Google também é um conversor de unidades de medidas. Digite no campo de pesquisa a conversão que deseja (por ex., “10 km em milhas”) que é-lhe devolvido o resultado.
Sinto-me com sorte” é a forma mais rápida de se chegar à página pretendida. Insira os termos que deseja pesquisar e ao clicar em “Sinto-me com sorte”. O Google o direccionará à página mais relevante encontrada sem ir para a lista dos resultados.
Os comandos mais úteis que servem para filtrar a pesquisa no motor de pesquisa são os seguintes:
Aspas: por o termo a pesquisar entre aspas fará com que o motor de pesquisa retorne apenas resultados exactamente iguais a frase em questão (por ex., “portugal e espanha”);
Sinais de +e -: adicionam ou excluem resultados da pesquisa;
site:”:permite a pesquisa dentro de uma página ou domínio específico (por ex., “site:www.portugal.pt ou site:pt”;
Asterisco: tem a função de curinga, ou seja, o asterisco substitui qualquer palavra que possa ser encontrada na pesquisa (por ex., “portugal * espanha” que retornará resultados como “portugal e espanha” ou “portugal versos espanha”.
Saber efectuar as pesquisas poupa tempo da nossa vida tão corrida. Aproveite as dicas e torne as suas pesquisas mais precisas, rápidas e proveitosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>